segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Mudas frutíferas e suas técnicas de produção

O cultivo de plantas frutíferas é uma viável opção econômica para boa parte dos produtores rurais, além de ser uma alternativa econômica e contribuir para a melhoria de qualidade na alimentação da família rural

Aumentar


MUDAS FRUTÍFERASA produção de mudas frutíferas tem se expandido e exigido, cada vez mais, conhecimentos técnicos para o seu bom desenvolvimento 
A produção de mudas frutíferas tem se expandido e exigido, cada vez mais, conhecimentos técnicos para o seu bom desenvolvimento, pois o consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade da fruta ofertada nos mercados e a qualidade da fruta depende da qualidade da muda.

“Os produtores, por seu lado, querem a cada dia conquistar mais consumidores. É aí que surge o item qualidade. E para se obter qualidade existem normas legais e técnicas”, afirma o professor Dalmo Lopes de Siqueira, do curso Produção de Mudas Frutíferas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Na compra de mudas, o produtor rural deve dar preferência para viveiristas honestos, que tenham assistência técnica, que recebam fiscalização, boa referência, enfim que sejam credenciados. Como é, também, de igual importância que tanto o produtor rural de mudas quanto o técnico que lhe dá assistência conheça os padrões determinados pela legislação que indicam a muda padronizada.

O cultivo de plantas frutíferas é opção econômica, viável para boa parte dos produtores rurais, principalmente nas pequenas e médias propriedades. Além de ser uma alternativa econômica ele contribui para a melhoria de qualidade na alimentação da família rural.
MUDAS FRUTÍFERAS
O cultivo de plantas frutíferas é opção econômica, viável para boa parte dos produtores rurais, principalmente nas pequenas e médias propriedades
Entretanto, para um perfeito planejamento do pomar é preciso dar total atenção às mudas das espécies que pretende-se plantar. Sem esquecer é claro, de outros detalhes como a área, o local, o clima, a qualidade do solo e o manejo cultural.

Mas a escolha da variedade, da qualidade da muda e dos cuidados durante o plantio são altamente importantes. Um erro ou uma falha durante estas fases, pode trazer prejuízos irremediáveis.

Comercialmente, produzir mudas exige regras e normas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores ligados ao Ministério da Agricultura e tecnicamente exige trato profissional bem como a orientação de técnicos especializados.

Em função da melhoria do poder aquisitivo da população e consequente aumento no consumo de frutas, está havendo uma corrida para a fruticultura comercial, tanto no aspecto de formação de pomares com finalidades comerciais, como o plantio de espécies frutíferas em chácaras e sítios de lazer, resultando no aumento da demanda por mudas.

Porém, como descrito anteriormente, a produção de mudas tem se expandido e exigido cada vez mais conhecimentos técnicos, pois o consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade da fruta ofertada nos mercados e a qualidade da fruta depende da qualidade da muda.

Para efeito de comercialização as mudas podem ser de raiz nua e mudas em torrão. As mudas de raiz nua devem ser acondicionadas em fardo ou amarrio em feixes com no máximo 50 plantas, com o sistema radicular protegido por uma camada de barro ou outro material que não fermente, úmido e envolto em palha, saco plástico perfurado ou saco de aniagem.
MUDAS FRUTÍFERAS
A etiqueta deve conter informação básica e de maneira clara e legível, que identifique a muda 
As mudas em torrão devem ser acondicionadas em recipientes ou envoltório adequado que não afete a consistência do torrão e de dimensões que atendam as exigências de cada espécie. As mudas devem ser identificadas por etiquetas conforme mostradas no filme, ao serem comercializadas e transportadas, pois é muito difícil, principalmente para leigos ou pessoas com pouca experiência reconhecer variedades de uma mesma espécie, sem uma devida identificação prévia.

O mais comum é a etiqueta, que deve ser confeccionada em material durável, resistente. Esta etiqueta deve conter informação básica e de maneira clara e legível, que identifique a muda. No mínimo o nome, o endereço e número de registro do produto, e a identificação do porta-enxerto, quando houver porta-enxerto.

A forma de comercialização é em barracões onde as mudas são expostas ao consumidores, em geral pequenos sitiantes e chacareiros ou diretamente nos viveiros.

Principais processos utilizados na propagação de plantas frutíferas (estaquia, enxertia e mergulhia):
MUDAS FRUTÍFERAS
A estaquia é o principal método de propagação de arbustos ornamentais
Estaquia
A estaquia é o principal método de propagação de arbustos ornamentais. É muito usada também para a propagação comercial, em estufas, de muitas plantas floríferas. É também usada em fruticultura. Para espécies que podem ser propagadas por facilidade por este método, ele apresenta uma série de vantagens, pois é possível, com poucas matrizes produzir um grande número de mudas, é econômico, rápido, simples e não requer a enxertia, que exige mão-de-obra especializada além de ser trabalhosa.

Enxertia
Para que a enxertia seja realizada com sucesso, é preciso observar alguns fatores e alguns cuidados que devem ser tomados, como por exemplo:
É preciso que a cicatrização ocorra rapidamente para que o enxerto passe a ser suprido com água e nutrientes, pelo porta-enxerto
1 - compatibilidade entre enxerto e porta-enxerto - normalmente plantas pertencentes à mesma espécie podem ser enxertadas sem nenhum problema de incompatibilidade;
2 - a região cambial do enxerto (garfo), deve ser colocada em contato íntimo com o portaenxerto. Isto significa que a casca do enxerto deve coincidir com a casca do porta-enxerto. As superfícies cortadas devem ser fixadas juntas. É preciso que a cicatrização ocorra rapidamente para que o enxerto passe a ser suprido com água e nutrientes, pelo porta-enxerto;
3 - a enxertia deve ser feita em uma época do ano em que tanto o enxerto quanto o portaenxerto se encontrem no estádio fisiológico adequado.
Isto indica que as gemas dos garfos devem estar em repouso e os tecidos da união da enxertia estejam em condições de produzir o calo, necessário para a cicatrização. Para plantas caducifólias (uva, maçã, pera), os garfos são coletados no inverno. O porta-enxerto pode estar em repouso ou em crescimento ativo, dependendo do método de enxertia utilizado.
4 - todas as superfícies cortadas devem ser imediatamente protegidas para evitar a desidratação. Isto é feito cobrindo o local da enxertia com fita plástica ou com cera;
5 - após a enxertia, eliminar os brotos que saem do porta-enxerto e tutorar o ramo proveniente da brotação da gema enxertada, que muitas vezes, apresentam crescimento muito vigoroso e tenros que se rompem com facilidade.
MUDAS FRUTÍFERAS
Consiste no enraizamento de um ramo, estando ele ainda ligado à planta mãe (o ramo é “mergulhado até o solo”)
Mergulhia
Método de propagação vegetativa artificial que consiste no enraizamento de um ramo, estando ele ainda ligado à planta mãe (o ramo é “mergulhado até o solo”).

_______________________________________________________________________________________
PUBLICIDADE:

 

Como são feitos os enxertos de plantas?

O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras


 
Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade. O que há em comum entre as técnicas (veja abaixo) é que o cruzamento precisa de duas plantas: o enxerto e o porta-enxerto.
A primeira planta geralmente é chamada de garfo ou cavaleiro (é a árvore que, no final, vai produzir os frutos) e a segunda planta é chamada de cavalo ou cavalinho (é a que vai dar suporte, fornecendo água e nutrientes). A principal vantagem desse método é que o porta-enxerto permite cultivos em regiões onde em condições normais não aconteceriam, seja por condições climáticas, seja pela presença de pragas.

PLANTÃO MÉDICO
Como funcionam as "cirurgias" para fazer enxertos em vegetais

Técnica de borbulha
PARA QUE TIPO DE PLANTA É INDICADO - Cítricos (laranja, tangerina e limão-cravo)
QUANTO TEMPO DEMORA PARA VINGAR - Um mês
1. Com um canivete, corta-se um pedaço da casca do enxerto, a borbulha. Faz-se outro corte de iguais dimensões no porta-enxerto para acolher a borbulha. Encaixa-se a borbulha no galho receptor de maneira bem delicada, com a gema virada para cima

 
2. Em seguida, se faz a amarração com um plástico para evitar a entrada de ar e água. A amarração deve ser feita a mais ou menos 20 cm do solo. É preciso tirar todos os brotos do cavalinho para ele não se sobrepor à enxertia

 
Técnica de garfo

PARA QUE TIPO DE PLANTA É INDICADO - Vinhedos e hortaliças como tomate
1. O enxerto e o porta-enxerto precisam ser do mesmo diâmetro, porque o primeiro se encaixa no segundo. Corta-se o garfo (que é o enxerto) de maneira bem precisa, na forma de V, e ele é encaixado no porta-enxerto. Uma das desvantagens dessa técnica é que o porta-enxerto não pode ser muito velho
 
2. Com o garfo dentro do porta-enxerto, se amarra com uma espécie de corda. Deve-se cortar todos os galhos do porta-enxerto, deixando só dois ou três, para deixar o enxerto "respirar", caso a técnica seja feita no campo

 
Técnica de encostia
PARA QUE TIPO DE PLANTA É INDICADO - Laranjeira e mamoeiro

QUANTO TEMPO DEMORA PARA VINGAR - Dez dias
1. Geralmente, essa técnica é usada quando as outras duas técnicas não vingam. Faz-se uma incisão nas duas plantas e se encosta uma na outra para que haja a troca de seiva e, finalmente, a união dos tecidos. É preciso prender com fita para que a união entre as partes fique mais forte

 
2. Quando houver a devida união dos tecidos e a encostia vingar, começa-se a cortar, aos poucos, o cavalo. Essa técnica se usa muito para substituir o cavalo de uma planta que já passou por enxerto
 

_______________________________________________________________________________________
PUBLICIDADE:

 

 

A natureza dos Mamão Papaya

O Mamão contém uma grande quantidade de nutrientes nomeadamente vitaminas, minerais 

Uma das frutas mais simples e de fácil cultivo, o mamão é saboroso e versátil. Ótimo para degustar no café da manhã, em fatias, ou em saladas de frutas, sucos ou vitaminas.
O mamão é rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e várias enzimas digestivas. Tudo isto com poucas calorias.
Benefícios do Mamão - Papaya

O Mamão contém uma grande quantidade de nutrientes nomeadamente vitaminas, minerais como Riboflavina, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Vitamina C, Vitamina E. Ele fornece cerca de 40 calorias de energia para 100gms. O Mamão é uma boa escolha, pois fornece uma grande quantidade de nutrientes com poucas calorias.

Benefício do Mamão Para Pele: O Consumo de Mamão ajuda a melhorar a textura da pele, tom e traz brilho à pele de uma pessoa. Ele pode ser usado como uma máscara facial que reduz espinhas e abrir os poros da pele. Como sabemos o Mamão é uma grande fonte de antioxidantes, Vitamina C, Vitamina E e beta-caroteno. é, Estes nutrientes combatem os radicais livres evitando assim embaciamento, rugas e envelhecimento.

Benefício do Mamão para os ​​Olhos: O Mamão ajuda a manter os olhos protegidos. A fruta do Mamão é uma fonte de beta-caroteno, juntamente com os carotenóides luteína e de zeaxantina, que protegem contra a luz azul de alta intensidade e reduz o aparecimento de Degeneração Macular relacionada com a idade. Além disso o Mamão mostrou-se que também ajudar contra a catarata.

Benefício do Mamão no Combate ao Câncer: O Mamão é uma fruta doce é rica em carotenóides e licopeno, que são os agentes que luta contra o câncer. Estas substâncias matar a célula cancerosa e regulam a proteção de enzimas. Os isotiocianatos é um composto que se encontra no Mamão e foi comprovada que proteger contra Câncer de mama, pulmão, pâncreas cólon e de próstata. Estudos recentes descobriram que as folhas do Mamão seco tem o potencial para matar diretamente as células cancerosas e protege contra o Câncer de fígado, pulmão, cérvix, pâncreas, e da mama.

Benefício do Mamão Para Colesterol: O Mamão por possuir um Alto teor de fibras, irá ajuda na redução do LDL (mau colesterol). Ela impede a absorção de LDL no corpo. O Mamão por ser Uma fonte de vitamina C, irá inibe a oxidação, inibindo assim a oxidação do colesterol nas artérias. A presença de Ácido Fólico no Mamão reduz os níveis de homocisteína no sangue, uma substância que pode causar doenças cardiovasculares e danos nos vasos sanguíneos. Assim, uma pessoa que sofre de problemas cardíacos e colesterol alto deve consumir uma grande quantidade de Mamão.

Benefício do Mamão contra Diabetes: O Mamão é conhecida por seu baixo nível de açúcar e é uma fonte de antioxidantes. A produção de insulina não é desencadeada pela ingestão de Mamão. Assim, um diabético deve consumir esta fruta saborosa e nutritiva para lutar contra a diabetes.


Mamão
Papaia, Ababaia
Nome científico: Carica papaya
Família: Caricaceae










_______________________________________________________________________________________
PUBLICIDADE:

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...